sexta-feira, abril 21, 2006

"MAGUINITUDES"


Na bancada de trabalho descubro os talentos de minha mão esquerda adormecida e esquecida desde a infância. Ela clama por atenção. Disfarço. Conheço Stanley Jordan tocando suas guitarras concomitantemente e com arrogância existencial. Animo-me. Ponho-me a trabalhar. Reparo que as distâncias convergem sob as linhas e traços da caneta. Corpos concêntricos, linhas mestras repetidas, perspectivas contrárias, côncavos e convexos no encaixe. Um sapo uma rã. Um lábio. Um peixe. O desenho é tudo em poder. O desenho é conquista e essa grande descoberta tem sido admitida como acidental, ou seja, afastada de qualquer investigação específica anterior. Regozijo-me. Risco tudo respeitando as ordens de magnitude que são bem menores do que a pressão da mão.
As canetas coloridas riscam em zig-zag e este tempo é longo do ponto de vista de turbulências, em desarmonia, em astrofísica com olhos no centro do céu. Reparo que se pensar os trajetos causo o efeito pantográfico. Se me esqueço desenho divinamente com ambas as mãos. A linha vermelha- esquerda - desenha o homem, a linha preta – direita – desenha a mulher. Seus braços se encontram, nasce o rosto e o beijo junto aos rabiscos dos cabelos. Por que estudar Astronomia? Porque desenhar com duas mãos. Qual a utilidade? Nosso objetivo como gente é utilizar o Universo, nosso objetivo como desenhistas é o de fazer laboratório e derivarmos portanto todas as condições de equilíbrio necessárias para calcular modelos.Deduzirmos após muitas observações das impositoras leis físicas, que poderão ser utilizadas em coisas muito práticas, desde prever as marés e estudar a queda de asteróides sobre nossas cabeças, até como construir reatores nucleares, analisar o aquecimento da atmosfera por efeito estufa causado pela poluição, necessários para a sobrevivência e desenvolvimento da raça humana, e tudo isso enquanto o traço traça.
Acho que é por razões tão assim que desenho, desesperadamente, mas com muita calma, com minhas duas mãos, a esquerda e a direita irmanadas em densidade e temperatura.
Luiz Carlos Rufo

2 Comments:

Blogger Luna said...

Segura essa Sandra Bullock, temperatura máxima. Porque escrever comentário com as duas mãos? Qual utilidade? Pela umidade da palavra...

1:08 PM  
Blogger Luiz Carlos Rufo said...

Pela "maguinitude" dessa palavra arranjada, lavrada, recriada.

6:40 PM  

Postar um comentário

<< Home