quinta-feira, maio 25, 2006

"O POLIESTER E O NANQUIM

A arte conceitual é aquela que considera a idéia, o conceito por trás de uma obra artística. como sendo superior ao próprio resultado final, sendo que este pode até ser dispensável.
A partir de 1960, essa forma de encarar a arte espalha-se pelo mundo inteiro, abarcando várias manifestações artísticas.
Um trabalho de arte conceitual, em sua forma mais típica, costumava ser apresentado ao lado da teoria. Pôde-se assistir a um gradual abandono da realização artística em si, em nome das discussões teóricas.
O uso de diferentes meios para transmitir significados era comum na arte conceitual. As fotografias e os textos escritos eram o expediente mais comum, seguida por fitas K-7, vídeos, diagramas, arte postal etc.
Os artistas não se incomodavam em evitar as trivialidades, em criar elementos que tornassem interessantes suas composições ou realizar composições agradáveis ao olhar.
Alguns artistas iam mais longe, afirmando que essas imagens triviais poderiam refletir a própria superficialidade de quem as observa. Os pacotes de Rufo, realizados e guardados desde a década de 1970, valorizam a arte de riscar e encerram valores para a construção de uma arte prodigiosa, arte como trabalho e realização, a arte sem teoria e voltada diretamente para o conteúdo intrínseco, arte especular e anti conceitual que abomina o raciocinar, que não é dada a refletir ou a teorizar. Os desenhos contidos nesses “pacotes” transmitem uma arte que não nasce na cabeça de seu criador.





Taís Wonder Grimme / Fotos: Mira Serrer Rufo

Luiz Carlos Rufo / desenhos nanquim sobre papel poliester e filme cor - 1982