sexta-feira, junho 27, 2008

"Caminhando"

O ateliê Árvore 637 de Rufo caminha para a abertura.
Nunca havia presenciado tantos eventos conjuntos nesse ateliê.
Escrevo sobre ele, e constantemente o visito para estar informada de suas desenvolturas.
Lembro-me de que em 2005, inverno rigoroso, debatemos Deneval Ramos, Rufo e eu sobre os pros e contras de um ateliê aberto a visitação e ao trânsito da formação de cultura.
Pensava eu, que já que esses artistas dedicados produziam e guardavam seus produtos, debatiam e deixavam perder-se no tempo o resultado dessas extensas confabulações, nada melhor do que ser a favor da arte e apertar um pouco na argumentação.
Deneval Ramos foi contrário, opinião que sustenta até hoje, mesmo Rufo tendo garantido que seu proceder artístico, independente de estar exposto, estaria reservado. Rufo titubeou, pensou, trocou de assunto mas foi se acostumando com a idéia de um ateliê que concedesse acesso a visitantes e apreciadores. Fiz-me presente em muitas circunstancias apropriadas para dizer: Está vendo como seria possível!
O tempo garantiu essa novidade. Deneval Ramos está afastado do Ateliê Árvore 637 por não concordar que sua obra fique ao sabor dos visitantes e dos eventos que ora se projetam. Mas sua eterna e fiel amizade permanece inabalável, até por mim que vez ou outra insisto em uma pequena entrevista. Rufo já tem novo rumo e “Os Pacotes de Rufo” já são coisas do passado. Os pacotes estão se abrindo e revelando uma infinidade de telas, aquarelas, esculturas, jóias, textos e mais coisas.
O ateliê já promoveu até uma apresentação de música e já admite alguns freqüentadores para pintar e desenhar.
Fico feliz, pois meu trabalho de pesquisa com esses dois artistas está em fase de alegria.

Apresento acima três momentos que considero importantes no universo de obras dos artistas da Árvore: na obra fabulosa "Autoridade", desenho de Wall Veloso em 2008 - mais nova integrante do ateliê da Árvore -, Deneval Ramos e sua formiga-reproduzida 150 vezes, e o formidável cobre gravado em 1973 por Rufo- no alto de seus 17 anos.



















Taís Wonder Grimme