sexta-feira, maio 18, 2007

"A arte"

)Sobre a maneira das pedras(
“Ganhei uma pedra trazida da Acrópole de Atenas é a mais famosa de todas as acrópoles, porosa e amarronzada, como uma cocha de frango gigante, quando a aceitei virei um fugitivo; do chão do santuário, hoje museu, de Santa Sofia – Istambul - a cidade – uma pequena lasco do piso sagrado, não mais que 15gramas de pedra, foi subtraída – a pessoa de nome impronunciável fingiu amarrar um dos sapatos e acondicionou a pequena lasca solta do piso dentro da meia, pedrisco esse que depois foi recebido por mim que passei a orar em árabe buscando o perdão; um pedaço de pedra sabão que poderia ter sido de José Antônio Lisboa ou de alguém que ingressará na confraria de S. José dos Pardos no ano de 1774, arrebatou-me um suor ao ouvir a afirmação de que aquilo, aquele pedaço histórico e sem valor de moeda, me pertencia. Quero defender-me e dizer rapidamente que não trabalho assim, não vivo para esculpir assim, prefiro as pedras moles.”

)Sobre a maneira das ferramentas(
“Depois que gastei minhas reservas em 1976 comprando um arco de pua manual com brocas de diversos tamanhos percebi que ali, nas ferramentas, algo se escondia. Algo que não conseguia ver transitava e se insinuava sobre aquela ferramenta brilhante, metade ferro, metade madeira e minha depois. Paulatinamente, sobre todas as outras que encontrei pelo caminho, de outros donos, aquelas emprestadas, as de alta tecnologia, as artesanais ou as fora de uso pairava tal sombra. Em todas as ferramentas repousa o objeto construído, lindamente, por mãos escravas. As ferramentas estão por toda parte, pode olhar!”

)Sobre a maneira de vender obras(
“Do antropônimo árabe al-F’ar’abi, filósofo que viveu no século X, tornando símbolos do que é ... Mercador ambulante, que percorre as cidades, povoados, ... Al Farabi foi o maior filosofo muçulmano antes de Avicena, escreveu um tratado de alta espiritualidade e nobre sentimento.

Luiz Carlos Rufo

1 Comments:

Blogger Christiana Fausto said...

meu capitão,
o meu porto continua lá, recebendo atracações diversas, mas o teu barco, por onde navegas, parece-me agora tão distante!

11:34 PM  

Postar um comentário

<< Home