segunda-feira, junho 04, 2007

A concepção de Solanas

Concebendo Solanas

O ano é 2003. A coleção Solanas nas Nuvens foi produzida em técnica mista sobre cartão.
Seu temário foi dividido em três etapas sendo que em cada um dos blocos as imagens se repetem buscando, infinitamente, aprimoramento ao se redesenharem.

As características adotadas como valor de concepção nos remetem as necessidades do Barroco brasileiro e de suas sobrevivências através da madeira, do barro e do pó de ouro. Preceitos modernos para o minimalismo brasileiro são inseridos no labor para que se possa atingir o aperfeiçoamento através do recomeço.

Solanas é, originalmente, uma escultura em barro que representa uma mulher que dança. Concebida por uma, também, criatura, sua condição de objeto a leva a sonhar. Solanas é uma escultura que um dia quis ser mulher e que, por esta condição, trás o mundo até suas mãos. Solanas é o feminino que nasce, luta e sonha e como conseguinte se transforma em 68 visões aquareladas de si mesma.
The Solanas in the Clouds Collection is a mixed technique on cardboard production. The main theme is divided in three phases, with a repetition of images in each stage, searching for perfection.The features adopted as a conception value remind us of the Brazilian Baroque , the spirit of survival and gold dust , and the modern principles of minimalism that is supposed to reach perfection through an ever-lasting repetition process. Originally, Solanas is a sculpture made of clay, representing a woman who is dancing. Conceived by another human being, its condition of an object leads it to daydream. Solanas is a sculpture that someday wanted to become a woman - a woman who has the world in her hands. It is the birth of the female that also struggles and dreams.
Luiz Carlos Rufo

2 Comments:

Blogger ANALUKAMINSKI PINTURAS said...

Sol-Ana sonha, sim, e parece saber que um dia já foi, e ainda é, em parte, feita de pura luz, de um calor que se espalha pelo espaço-tempo... Em seu corpo de barro, como que sobrevivem faíscas de um fogo sagrado azul, e fluxos de energias coloridas, visíveis apenas pelos olhos do artista, tocadas por suas mãos...também barro, também cores, também luz...
Sol-Ana escultura é criatura e fruto de ternura, é mundo de poeiras e estrelas, aventura de viver e recriar... Sente em si a presença das asas invisíveis, que a levam para todos os pontos do planeta azulado, do mapa-mandala, do fruto-esfera da Terra, do próprio cosmos profundo e infindo, em suas íntimas circunvoluções...

Gostei muito desta foto, Rufo, tudo está belo! Beijinhos alados.

4:16 AM  
Blogger ANALUKAMINSKI PINTURAS said...

Num dia, asas
no outro, pedras
ou pergaminhos
para escrever
pintar espinhos
peles ou pétalas
curvas, caminhos...


Beijos alados, Rufo!

4:55 AM  

Postar um comentário

<< Home