segunda-feira, março 05, 2007

"FABULADOR"

Curto a narrativa, em prosa ou verso, e incluo entre as personagens alguns animais, como quando, certa feita, entrevistei um poodle. Cinbren Cherwilene Mirage Foxfire Pinocchio III, era seu nome. Figura notória, no reino da bicharada, por sua múltipla visão a respeito dos problemas advindos da humanidade em direção aos animais de baixo raciocínio. Cinbren é de fato um animal que age como os seres humanos, e que ilustra com seu palavreado, sempre rebuscado, um preceito moral. Por esse motivo gosto de incluí-los, eles os bichos, em meus relatos e travestir fatos de origem puramente científica em invencionices que beiram a criatividade. Fábulas são contadas por animais. Quando falo dentro do fabulário, me assemelho, quando você ouve, já é de fato. Vai, você, adaptando-se vagarosamente a uma terra estranha.
Narro popularmente, com um propósito firme de que venha a ser entendida essa fala, pois sou afeito as artes e compreendo que tudo isso que esta em nossa volta, com certeza, não passa de mera imaginação. Olhe para fora você e diga.
Considero também os pássaros, apesar de não soletrarem como o faz os tantos outros animais. Com eles as oportunidades são muitas pois comunicam-se através de gestos. Quando vemos alguém humano ensaiando uma dança com gestos feitos pelos braços, olhando o infinito em busca de concentração, essa pessoa dentro desse precioso momento simplesmente fala a língua dos pássaros, sem saber, claro. O pássaro sabe que o gesto deve sempre anteceder, isto é, acontecer antes, adiantar-se ao canto das palavras, ou então, pelo menos, acompanhá-la. Nunca suceder, ou seja, acontecer depois. Eles são pássaros por isso e por seguir, sobrevir, sucedendo-se cantando, sem palavras, traduzindo aquilo que se recomenda praticar cingido com absoluto rigor na determinação de medidas, pesos e valores. Ah, os pássaros. Samuel da Estimação, da espécie dos periquitos predominantemente verde claro, com uma das asas acidentadas só come lingüiça frita, pão com manteiga, vejam só, dormia com sua dona virado em bola de penas. Ele é dessas espécies de pássaros muito conhecida por “Budgerigar”, nome derivativo da língua aborígine australianas, com o singelo significado de "Pássaro Bonito", só para ilustrar seu conhecimento. Exigente com os devidos cuidados que merece, insinua-se, sempre que pertinente, sua tendência de contrair constipações que podem ser fatais se não forem tratadas com atenção e carinho, principalmente quando expostos a frustrações ou ambientes muito úmidos. Mas canta ao longo de sua breve vida, se comparada com as expectativas dos humanos, exibindo seus dois tipos de penugem que se sucedem na juventude e na maturidade.
Samuel sempre defende suas posições. É matreiro, sabe agir de maneira a angariar para si vantagens e a não se deixar-se enganar. Sendo assim ele nos encanta e oferece sempre no final de seus diálogos um preceito moral. O fato de não poder voar lhe é benevolente pois não habita gaiola, mora no espaldar do sofá, e de sua posição privilegiada observa, diariamente, sem atabalhoar-se, a cozinha da casa onde as lingüiças são fritas.
Samuel da Estimação, um pássaro, pertencente ao domínio do espírito dos homens, canta.


Luiz Carlos Rufo / fev de 2007

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lembro de você ter escrito "O Altercador" tão estranho, arrepiante e misterioso quanto esse agora "Fabulador" ainda mmais acompanhado de auto/ser/mistério/demala.
Onde estão os editores oficiais desse brazilzão?

Margareth Canila - Bahia

3:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Marta o Rufo tem que desenhar.
Quero ficar olhando os rabiscos que ele faz por acaso e não lendo o que ele escreve de pouco caso.
Beijo
da Bahia - Arlete

3:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Arlete se fala pouco mas fala bobagens de vez em quando. Você e suas teses científicas, a universodade baiana ta arregaçando com seu cérebro. Deixe nosso Rufo produzir.

Marta Elzer
(martaelzer@ibestvip.com.br)

3:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Só dá baiano?

3:07 PM  
Blogger Christiana Fausto said...

só dá baiano pq rufo agora tem a mais nova curadora em salvador. Tá explicado, eu acho. Bj, capitão!

8:37 PM  
Blogger Christiana Fausto said...

só dá baiano pq rufo agora tem a mais nova curadora em salvador. Tá explicado, eu acho. Bj, capitão!

8:37 PM  

Postar um comentário

<< Home