domingo, julho 06, 2008

"depois finaliza"


“Falar sobre arte significa, sobre tudo, convencer a todos; dar sentido, norte, um rumo; fazer crer no conjunto exposto e comungar de uma mesma idéia.” diz Rufo.

•São belas essas suas próprias palavras, porém, para ele, o dono delas, o mais importante no trabalho de busca pela arte não foi somente o de fazê-la, ou compreender como que pessoas acreditassem na conquista de formulações estéticas ou mensagens espirituais, um fato de certo, mas sem dúvida, novíssimo em suas vidas, como o foi para a minha que tento captar esse universo de acontecimentos. Porém, insiste Rufo, "fez-me ver o que pensavam os filósofos a respeito dos fenômenos que se nos apresentam sobrenaturais o que nada mais é, constato, do que as sensações que nos vem antes do pensamento, nesse meio tempo cria-se. As sensações são formuladas antes do pensar a ARTE. Não destruir essa sensação é permanecer na ARTE. Ao artista chegam os sentimentos primeiro, fontes delicadas do saber fluem livres, são porem invisíveis mas gratificam o cérebro. A ARTE, ou o fazer ofício, é a concessão de um certificado de avaliação cósmica que exprime a concordância com um conjunto de padrões previamente instituídos por características dos mistérios da natureza."

Essa é sua fala ininterrupta e depois finaliza sem prestar a atenção nas minhas interferências "Acreditar a partir de um gesto é uma nova idéia de qualidade vivencial que combina segurança intima, ética profissional, responsabilidade e qualidade no atrevimento. Mas, a missão, imposta a mim, de fazer com que todos passassem a ver com clareza as infinitas possibilidades que esse fato, o da ARTE para todos, encerrava, quanto aos acontecimentos reais acrescidos de arte inata, presentes diariamente em suas vidas, tanto pessoais quanto, igualmente, conjunturais era, é e será sempre um grande desafio." É assim. Lentamente consigo entender essas telas.
Taís Wonder Grimme - Debate de Idéias com Rufo falando.